Igreja de Benguela

A pratica da dança na celebração liturgica e nas celebrações do Renovamento Carismático Católico


UMA LEITURA BIBLICA.

Diácono Florentino Yanza

Hoje nas nossas celebrações eucarísticas, há um facto bem observável é que os fiéis batem palmas, exibem alguns passos de danças ao som e ao ritmo do cântico litúrgico.

No Renovamento Carismático Católico também durante a assembleia carismática a gesticulação é um facto mais vivo e abrange todo o ser dos participantes .

São muitos os que acham que a introdução da dança nas nossas celebrações litúrgicas é uma grande aberração. Por isso, nós vamos procurar ver na Bíblia o que é dito sobre a dança no louvor e adoração do Deus Vivo e Eterno.

1.Falta de conhecimento

É com muita pena que ouvimos dos nossos irmãos coisas que normalmente não deviam ser ditas. A respeito da dança na liturgia , há gente que acha que é uma invenção da tradição africana ou angolana ( ? ), é ligada a emoção e a superstição dos africanos ( ? ), etc.

Acho que a resposta a toda essa gente encontramos no livro do profeta Oseias no capítulo quatro (4) versículo Seis ( 6): « O meu povo perde – se por falta de conhecimento ;... ».

Sim, há falta de conhecimento de muitos entre nós por isso que eles imaginam coisas e ideias que eles acham novidades ou originais. O mais grave é o facto que esquece mesmo que a nossa Igreja tem um pensamento e um « modus vivendi » fruto de dois mil anos de seguimento do Cristo Salvador.

A dança não faz parte apenas das celebrações profanas, mas também das funções sagradas da grande maioria dos povos

É perante esta preocupação que nós vamos à luz da verdade que liberta ( João 8,32 ) esclarecer o assunto.

2. a pratica da dança no Antigo e novo testamento

A pratica da dança é bem conhecida tanto no Antigo como no Novo Testamento.

No Êxodo 15,20 na conclusão do cântico de Moisés, lemos que « Maria, a profetisa, irmã de Aarão, tomou um adufe, e todas as mulheres a seguiram, com as mesmas atitudes, cânticos e danças » . O contexto aqui é de alegria : as mulheres com a profetisa cantam e dançam de alegria para louvor o Senhor que se cobriu de glória e precipitou no mar o cavalo e o cavaleiro ( Ex. 15,1.21).

No livro dos Juizes 11,34 lemos que « ao regressar Jefté à sua casa, Mispá, sua filha saiu-lhe ao encontro com tamborins e danças ».

O contexto é sempre o mesmo, depois duma vitoria militar, os cantos e as danças exprimiam a alegria do vencedor. David também foi recebido com danças : « Voltando o exército, depois de David ter morto o filisteu, de todas as cidades de Israel as mulheres saíram ao encontro de Saul, cantando e dançando alegremente, ao som de tamborins e címbalos. E, à medida que dançavam,... » ( 1 Samuel 18,6-7 ).

A pratica da dança no culto era também uma realidade no Antigo Testamento.

Depois de ter recebido de Aarão o bezerro de oiro, lemos que « no dia seguinte de manhã, ofereceram holocaustos e sacrifícios de acção de graças. O povo sentou-se para comer e beber, e, depois , levantou-se para dançar »( Êxodo 32, 6 ).

Foi em sinal de alegria e de reconhecimento que os filhos de Israel dançaram diante o bezerro de oiro.

A ira de Deus contra os filhos de Israel não foi a causa da dança mas a causa do bezerro de oiro, um ídolo fundido; isto é a idolatria de Israel que atirou a cólera de Deus contra ele.

O caso mais explicito é de David como podemos ler em II Samuel 6,5.14 : « David e toda a casa de Israel dançavam diante do Senhor, ao som de toda a sorte de instrumentos: harpas, cítaras, tamborins, sistros e címbalos. David , cingindo um efod de linho, dançava com todas as forças diante do Senhor ». A dança aqui exprime a honra dada a Deus.

Encontramos muitas passagens nos Salmos sobre a dança como expressão de louvar a Deus : era sempre em comunidade que foi louvado Deus com danças :

Salmo 149,3 : « Celebrem o seu Nome com a dança, ...»

Salmo 150,4 : « louvai- O com tambores e com danças,...»

Ausência da dança é expressão de luto ( Salmo 30,12 ; Lam. 5,15 ) e o fim do exílio coincide com regresso da dança , e é Deus Ele mesmo que gratifica o seu povo do Dom da dança : « Reconstruir-te-ei, e serás restaurada, ó virgem de Israel ! Ainda hás - de ser ornada dos teus tamborins e participar em alegres danças.

Então o jovem executará danças alegres; » ( Jeremias 31,4.13 ).

Podemos se resumir dizendo que a dança aparece em ambas as formas no Antigo Testamento. É parte da celebração da vitória de Iahweh sobre o Egipto ( Ex 15,20 ), da procissão com a qual David leva a Arca de volta para Jerusalém ( 2 Sam. 6,5ss ), da celebração do bezerro de oiro ( Ex 32,19; cf. também Sl 150,4 ; 149,3 ).

A dança também era a celebração duma vitória em combate ou do retorno de um herói ( Jz 11,34 ; 1 Sam. 18,6 ).

Da mesma forma, era parte das festas da vindima ( Jz 21,21 ; Jr 31,4 ). Jeremias viu jovens dançando de júbilo no Israel messiânico ( Jr 31,31).

As danças mencionadas no Antigo Testamento deviam se realizar em grupos, às vezes de homens e mulheres, mas mais frequentemente compostos só de mulheres ; as danças individuais deviam ser menos frequentes. A dança era acompanhada por música e amiúde os dançarinos levavam tamborins nas mãos ( Ex 15,20 ).

A dança de David diante da Arca é descrita com um termo que não se repete em outras passagens; devia ser um termo extremamente forte, a julgar pela crítica de Micol ( 2 Sam.6, 14.16.20 ).

O comportamento de Saul junto dos profetas ( 1 Sam.10,10ss ; 19,20ss ) faz pensar que as chamadas « comunidades dos profetas » praticavam um culto feito de canto e dança.

O Novo Testamento não conhece o uso cultual da dança; fala –se pouco e é da dança profana que se fala ( Mat. 11, 17/ Mat.14, 6; Lc. 7, 32/ Lc. 15,25 ; Mc 6, 22). Encontramos passagens onde Jesus fala de crianças cantando e dançando pelas praças ( Mt 11,17ss; Lc 7,32 ).

3. a dança na celebração liturgica e nas celebrações do R.C.C

A dança em qualquer celebração litúrgica sobretudo nas celebrações do Renovamento Carismático Católico não é uma simples expressão da alegria interior , ela é uma atitude que ajuda o crente a exprimir o seu reconhecimento, o seu louvor e a doação total de todo o seu ser ( espiritual e corporal ) a Deus, digno de louvor e adoração. É sempre Deus que está no centro da celebração : é Ele que cura , liberta e salva.

Na Bíblia, vimos que a dança tem também uma grande significação teológica; ela é expressão comunitária de alegria e uma forma de linguagem corporal. Isso é claro que dançar pelo Senhor é e será sempre diferente de qualquer outra oportunidade que a vida pode nos oferecer.

A exigência do bom uso dos meus membros testemunha que não pode dançar de qualquer maneira diante do Senhor como posso dançar a frente de um ídolo de oiro.

A dança numa Igreja é essencialmente religiosa porque é uma oferta total do meu ser a Deus.

A dança é uma alegria interior exteriorizada; é fundamentalmente uma alegria partilhada porque o Senhor está connosco, Ele é o meu Criador e o meu Salvador, por isso manifesto a minha alegria.

Conclusão

O Senhor, no Renovamento Carismática Católico, é e será sempre para nós um motivo de grande alegria.

De Ana ( 1 Sam. 2,1 ) até Maria ( Lc 1, 47 ) passando pelos salmistas ( Salmo 5,12 ) e o profeta Isaías ( Is. 61,10), « a minha alma glorificará sempre ao Senhor e o meu espírito exultará sempre de alegria em Deus , meu Salvador » por isso que todo o meu ser participará sempre no louvor e adoração a Deus Vivo e Eterno.

A minha dança a Deus deve ser considerada como um acto de fé. Nunca terei vergonha de louvar o meu Senhor com todo o meu ser.

A dança a Deus purifica todo o meu corpo, santifica a minha mente, liberta o meu espírito e restaura o Templo do Espírito Santo que é o meu corpo ( 1 Cor. 7, 19 ).

É esta, a verdade a ouvir e a aprender para sempre.

Não perca, meu Irmão, dançando diante de bezerro de oiro que nem ouve, nem olha, nem fala, nem pode te salvar ou te libertar da escravidão deste mundo.

O nosso Deus salva e liberta por isso que é digno de louvor e adoração.

Convido - te a adorar comigo o Verdadeiro Deus :

« Tu és digno , tu és digno Tu és digno Senhor ! Receber gloria , Gloria e honra, gloria e honra poder (2x). Porque tu criaste, sim tudo criaste Tua vontade Senhor, São e foram criadas as coisas, Tu és digno Senhor ! (2x)».


NOTAS BIBLIOGRAFICAS :


1.A Bíblia de Jerusalem, nova edição, revista, , São Paulo, Paulus, 1980.

2.A Bíblia TOB, Paulinas/Loyola, São Paulo, 1995.

3.Dicionário de Conceito Fundamental de Teologia, , São Paulo, Paulinas, 1993.

4.Dicionário Bíblico ( sob a direcção de John L. McKENZIE,s.j.), São Paulo,Paulus,1983,p.210.

5.JELLER, J., Danser pour Dieu , in Prier 74 (1985 ) p.25ss.


Prof. Diác. Florentino Yanza

Iniciador e Coordenador

Comunidade AVE- Renovamento Carismático Católico,

Seminário Maior de Lubango

Arquidiocese do Lubango,

C. P . 231 - Telefone 06120405; Fax 06130140;

E-mail: Arquidiocese.Lubango@netangola.com

 


voltar a pagina "Igreja de Benguela"



ultima revisão deste pagina 12 de Novembro 2001